top of page

Qual a diferença entre consultoria e assessoria? O que contratar para a minha empresa,


Muitas pessoas costumam trocar as palavras consultoria e assessoria, como se elas significassem a mesma coisa, mas a verdade é que elas são serviços muito diferentes.


A assessoria compreende um serviço que será feito por um outro profissional, em seu nome. Ou seja, a assessoria é quando alguém faz algo no seu lugar, Por exemplo, quando você busca um advogado, ele lhe pede uma procuração para que, em seu nome, ele possa fazer a sua defesa junto a um tribunal. Por isso que o advogado oferece uma "assessoria jurídica", pois ele estará ocupando o seu lugar, na defesa.


Outro exemplo comum de assessoria acontece com os contadores. Já reparou que eles lhes pedem os acessos aos seus certificados digitais, ou procurações que deem a eles o poder de falar em seu nome? Sim, os contadores são os profissionais que informam todas as suas movimentações ao fisco, por isso chamam seus honorários de "assessoria contábil". Ou seja, em seu lugar, os contadores recebem o poder de informar vendas, admissões ou desligamento de funcionários, investimentos, etc,


Já a consultoria não envolve que um profissional faça nada em seu lugar. Não precisa de procurações, nem de uso de certificados em seu nome. O objetivo de uma consultoria é transferir conhecimento. Ou seja, o consultor até pode realizar uma tarefa ou outra em seu lugar, mas ele só faz isso para lhe mostrar como VOCÊ deve fazer.


O serviço de consultoria está intimamente ligado ao conhecimento, à educação. O trabalho do consultor é moldar suas ações para que você ganhe novas habilidades e, com elas, alcance novos patamares para empreender.


Infelizmente, algumas pessoas não se sentem obrigadas a contratar uma consultoria, pois elas não têm a obrigação, como no caso das assessorias contábil, ou jurídica. Infelizmente, com este pensamento, empresários delegam aos contadores ou a aventureiros, o controle de suas finanças e isso pode ser um grande erro.


Contadores têm habilidade para tratar das relações fiscais, mas nem sempre sabem ver as oportunidades de melhorar os seus indicadores econômicos. Por isso é tão comum haver empresários que sequer conhecem o seu CMV. E há absurdos se sistemas vendidos como "fantásticos" e "super práticos" que não informam seque o total dos estoques a preço de custo. Existe um analfabetismo em temas de gestão econômica.


Não raro, muitos empresários procuram os consultores econômicos quando a empresa já está endividada e eles já gastaram grande parte do seu patrimônio. Mas nada é tão ruim que não tenha solução. Por isso, as consultorias econômicas têm surgido como uma importante ferramenta de prevenção contra riscos financeiros e a garantia de um ambiente empresarial mais tranquilo, na hora de pagar as contas.


Acesse nosso site: www.lavemochefe.com para conhecer aulas e ferramentas grátis, para avaliar o seu custo da mercadoria vendida, os impostos, custos variáveis e despesas fixas.


Também oferecemos o Método VCL (venda com lucro), com videoaulas e ferramentas em excel, que analisam sua rentabilidade, de forma rápida e fácil.


Se precisar de mais comodidade, adquira nossa consultoria de 1 hora (ou mais).

Você ainda pode ficar ligado no nosso plano de assinantes. Não é sempre que ele está à venda. Ele só é vendido em "Lançamentos VCL", dispondo de acesso aos nossos conteúdos, com videoaulas, ferramentas e 1 reunião mensal, em grupos de até 10 empresários.

 
 
 

Comments


bottom of page