DRE - Demonstrativo dos Resultados Econômicos (do Exercício), o que é?
- Professor Luka Façanha - Lá vem o chefe LVX
- 6 de mar.
- 3 min de leitura

O DRE é um importante demonstrativo de resultados da sua empresa. Nele, você agrega todas as informações econômicas: faturamento, impostos, custo da mercadoria vendida, custos variáveis, custos fixos e o seu lucro líquido. Ou seja, o DRE lhe ajuda a acompanhar, a cada mês, a evolução do faturamento e das suas despesas. Só esse comparativo já é uma poderosa ferramenta para a tomada de decisão, mas as pessoas enchem ele de regras e cláusulas técnicas (que até têm importância). No entanto, para empresas que estão começando, ou em períodos de expansão, os empresários não têm informações e pessoas para construir o "DRE ideal" e acabam por desistir de fazer o DRE.
Primeiramente: NUNCA DESISTA DE FAZER O DRE. Se você não tem todas as informações ou pessoas pra construir o DRE tecnicamente desejável, faça o "DRE possível". Abaixo, há um paragrafo de como contadores e economistas deixam o DRE ideal, muito difícil, mas fique tranquilo que apresentamos a solução logo em seguida.
As complexidades técnicas começam pelo nome. Economistas gostam de expressar que o nome correto seria Demonstrativo de Resultados Econômicos. Já os contadores expressam que seria "Resultados do Exercício", fazendo alusão a um tempo de operações já realizadas.
Aqui no "Lá vem o Chefe", advogamos pelo nome adotado pelo economistas, "Resultados Econômicos", uma vez que o DRE trata de "geração de riqueza", o que é exatamente aquilo que a palavra "econômico" traduz. Economia vem do grego "oiko nomus", que quer dizer: administração da casa. E mais, considerando o DRE como um Demonstrativo Econômico, ele deixa de ter uma posição no tempo das operações passadas e pode também tratar de projeções para o futuro (orçamento). Assim, os economistas unem, em um único demonstrativo, operações de faturamento e despesas passadas, com projeções para preparar o futuro.
Percebe como o DRE pode ser uma enorme confusão para os empresários? Só esse parágrafo do "nome do DRE" já deixa as pessoas incrédulas quanto a elas conseguirem adotar esta poderosa ferramenta nas suas empresas. Porém, aqui no "Lá vem o Chefe", nós desenvolvemos o Método VCL (venda com lucro), que leva em conta as considerações técnicas necessárias, mas também a necessidade de o empresário ter as informações corretas, na hora.
Por exemplo, no nosso Método VCL temos uma poderosa ferramenta aonde você visualiza o fluxo de caixa (com alertas para faltas ou sobras de caixa) e ainda monta o DRE automaticamente. É uma ferramenta prática, de fácil utilização e que organiza a vida de muita gente e resolve 90% das dúvidas sobre o resultado econômico das empresas.
No entanto, para contadores e até nossos colegas economistas, isso pode parecer "um crime técnico". Eles argumentam, com razão, que o Demonstrativo de Resultados Econômicos deve ser construído "por competência" e nunca "por caixa". Eu explico: o método pela competência se trata em considerar o mês do faturamento ou da despesa, o método pelo caixa trata do dia em que é feito o pagamento. Eles estão certíssimos, na parte técnica. Porém, ao levar esse conceito a todo universo de despesas e receitas, torna a realização do DRE, uma obra de arte muito cara e lenta.
É nessas horas, que a nossa experiência empresarial deve tomar a frente das decisões. No Método VCL, você realiza o demonstrativo do Fluxo de Caixa e o DRE, na mesma ferramenta. Nós separamos, automaticamente, a competência das despesas e receitas; além de anularmos despesas pessoais que não podem e nem devem estar nas contas da empresa. Conhecendo essa fase embrionária do seu negócio, o Método VCL vai lhe dar os alertas necessários de quando seu caixa vai enfrentar problemas, ou de quando suas operações não geram lucro. Acredite, essa simples mudança, já vai resolver 90% das suas dúvidas sobre quais decisões tomar no seu negócio.
E se minha empresa é muito grande?
Parabéns, neste caso você tem condições de fazer o "DRE dos sonhos"! Mas, considerando a nossa experiência, muitos empresários, gostam de manter nossas ferramentas por que elas costumam ser automáticas e dão o resultado, na hora, enquanto que o DRE dos sonhos tem que esperar o mês acabar e só publica após 10 dias (como regra).
Comments